Case: Otimizando um sistema de áudio – IAP Jardim Célia, SP. Parte 1.

Em meio a um cenário econômico conturbado como o que estamos vivendo no Brasil, ser prudente é algo muito importante em uma negociação financeira. Essa prudência deve ser ainda maior quando os recursos financeiros são oriundos de ofertas, dízimos e contribuições voluntárias, como é o caso de instituições religiosas. A Igreja Adventista da Promessa em Jardim Célia, São Paulo, não pensa diferente e além de ser prudente, também trabalha de forma gradual e consciente para que possa realizar de maneira efetiva, a otimização do sistema de áudio utilizado em seus eventos.

A igreja situada na cidade de Diadema, está próximo a divisa com a cidade de São Paulo e é sede das igrejas distritais. Esses e outros fatores contribuem para que a igreja constantemente receba programações diversas. Essa diversidade de programações, exige uma estrutura mínima de áudio para realização dos eventos. “Hoje temos uma estrutura que até aqui nos atendeu, na verdade já está deixando a desejar faz um tempo, e precisamos resolver isso. Temos planos de crescimento e o áudio tem que acompanhar isso porque ele é fundamental para nossas programações”, afirma Jefferson Alberto, coordenador da parte audiovisual e baterista da igreja.

Para resolver esta demanda e garantir que muitas outras sejam atendidas com excelência, a V | Audio Pro entrou em cena e está a cargo do desenvolvimento do projeto de áudio e acústica. “Como sou membro desta comunidade, nada mais coerente para mim do que apresentar soluções que atendam o que a igreja necessita. Participar deste projeto é algo recompensador e que particularmente sinto um carinho especial”, diz Anselmo Gonçalves, CEO da V | Audio Pro e membro da igreja. “Conhecendo a realidade não apenas financeira da igreja, o fator custo x benefício é algo que está sendo muito levado em consideração neste projeto. O equipamento mais caro ou aquele que apresenta maior número de funções, não é o que necessariamente a igreja precisa. O desenvolvimento do projeto está sendo pautado nas boas opções que temos no mercado, e que nos atendam a pequeno, médio e longo prazo”.

O projeto de áudio e acústica está sendo desenvolvido com todo cuidado necessário e será oficialmente apresentado em Fevereiro/2017. Enquanto isso, algumas modificações que não podiam aguardar pois estavam em condições críticas, já foram realizadas. Estas modificações estão inclusas no projeto e mesmo sendo realizadas antes da apresentação oficial, não representarão ônus ou impactos negativos.

Duas destas significativas mudanças foram a troca do multicabo principal que interliga o púlpito/palco à house-mix localizada ao fundo da igreja, e a readequação do móvel utilizado na house-mix, bem como a revisão de todo cabeamento de áudio. O novo multicabo foi dimensionado já pensando em uma quantidade de canais/vias que atenda tranquilamente a demanda musical atual e futura. Além da quantidade, as conexões utilizadas também já foram pensadas para atender uma gama de consoles de áudio existentes no mercado. “A primeira e principal mudança no multicabo e conexões do púlpito/palco, foi a troca de conectores Combo e 1/4″ por XLR-3. Essa escolha foi devida também a grande confusão que acontecia com o multicabo antigo e suas conexões Combo, onde o nível elétrico não era respeitado. O pessoal via a possibilidade de conectar 1/4″ (P10) e mandava a ver, não se preocupando se o sinal estava trabalhando em nível de MIC ou LINE”, afirma Gonçalves, e ainda complementa: “A configuração 32×16 [entradas x saídas], atende tranquilamente a atual demanda musical da igreja, bem como a futura onde raramente utilizaremos mais do que 28 canais de entrada e próximo de 12 saídas, onde a idéia é permitir monitoração estéreo para os instrumentistas”.

O departamento responsável está na fase de captação de recursos para iniciar o projeto em Fevereiro/Março 2017. “Vamos trabalhar com o que temos, de forma racional e realista”, finaliza Jefferson.

Como a proposta é oferecer uma solução completa para um áudio de qualidade nas programações, além do projeto, a V | Audio Pro oferecerá toda sua expertise e gama de serviços incluindo consultorias, treinamentos e comercialização dos produtos.

Conte conosco para realizar seu projeto de áudio, acústica e/ou vídeo. Teremos o maior prazer em atendê-lo da melhor maneira, oferecendo o mais justo valor.