Case: Reorganização A/V – USP, SP

Cabos, cabos e mais cabos! Cabos de sinal de áudio, vídeo… cabos de rede e cabos de AC. Dentro do mundo A/V (áudio e vídeo) a parte de cabeamento (cabling) é uma das mais importantes e ao mesmo tempo uma das mais ignoradas. A quantidade de cabos em uma instalação pode ser enorme dependendo da demanda e do projeto, e a organização prática e funcional destes itens não é tarefa das mais fáceis.

Não demandar atenção necessária para o cabling, pode impactar em diversos pontos negativos:

  • Comprometimento de uma possível troca de cabos em situação de emergência

  • Riscos de tropeçar e sofrer um acidente

  • Riscos de desconexões acidentais

  • Estética prejudicada

  • Ruídos indesejáveis

O últmo ponto talvez seja um dos piores tanto para quem está trabalhando com o sistema (operador, técnico), quanto para quem está usufruindo dele (ouvinte, espectador). Definitivamente ouvir ou visualizar qualquer tipo de ruído/chiado em um sistema de áudio e/ou vídeo, é algo que incomoda e pode tirar totalmente nossa atenção.

Os cinco pontos mencionados acima, eram uma realidade no auditório István Jancsó, localizado na Universidade de São Paulo – USP. Sob os cuidados da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU – USP), o auditório precisava passar por um processo de organização e otimização na parte de A/V cabling. A situação mais crítica estava na central técnica, onde todos os cabos se encontravam.

Para resolver estes problemas, Fábio Lima que é o coordenador do espaço de eventos da PRCEU, entrou em contato com a V | Audio Pro. “Anteriormente havia tido um ótimo contato com o pessoal da V | Audio. Atenciosos e profissionais, se mostraram solícitos em nos atender e assim ocorreu”, diz Fábio.

O primeiro passo foi a realização de uma visita técnica (VT) para identificar os reais problemas, entender a situação como um todo e receber um breafing do cliente. “Já conhecia o espaço, equipamentos e algumas das dificuldades do auditório, contudo, optei por realizar uma nova VT para entender efetivamente as necessidades e expectativas que o Fábio tinha. Entender para atender é um conceito primordial para um serviço ser executado com excelência”, diz Anselmo Gonçalves, CEO V | Audio Pro.

Entendido o propósito, hora de começar a executar o serviço e para isso a equipe da V | Audio entrou em cena dentro de um desafiador cronograma. O auditório era constantemente utilizado para eventos e a estrutura de áudio e vídeo não podia parar. Dessa forma, os trabalhos foram executados pouco a pouco durante três dias não sequenciais, o que dificultava um pouco mais o andamento.

No primeiro dia a central técnica foi toda desmontada. Todos os racks foram desfeitos, os cabos foram soltos e separados por tipo (sinal, rede, energia), os equipamentos passaram por uma limpeza básica e um novo fluxo de trabalho foi adotado. Ainda no primeiro dia, os equipamentos essenciais para que os eventos acontecessem foram reinstalados, mas já de uma forma organizada e funcional.

No segundo dia mais uma parte dos equipamentos foi reinstalada mantendo o novo fluxo de trabalho. Todos os cabos foram dimensionados e testados garantindo assim um sistema funcional. Alguns cabos foram substituidos e outros foram eliminados. Como a instalação inicial foi feita sem nenhum projeto, muitos equipamentos e acessórios estavam sendo subutilizados. Menos é mais… menos equipamentos e menos cabos, mais chances de tudo correr bem!

No terceiro e último dia foram realizados os ajustes finais, configurações adicionais e operação assistida. A parte de vídeo ficou a cargo de Anselmo Gonçalves enquanto que a parte de áudio foi supervisionada pelo experiente técnico Marcio Mano. “Realizamos um trabalho minuncioso e estamos convictos que o Fábio está satisfeito! Toda a parte de A/V cabling foi reorganizada, os equipamentos passaram por uma limpeza básica e o fluxo está rodando perfeitamente. Na parte de áudio ainda realizamos alguns testes e otimizamos os sistemas sem fio que o auditório possui. Tudo ok e mais um cliente satisfeito”, afirma Marcio que atua como parceiro da V | Audio.

O resultado final foi de uma central técnica organizada, limpa, funcional e com um fluxo que facilita o trabalho. “Ficou excelente! Tudo organizado e a melhor parte é que aqueles ruídos que existiam no sistema, não existem mais”, finaliza Fábio referindo ao humming que havia no sistema de áudio.

Entre em contato conosco para realizar a instalação, readequeação ou otimização do seu sistema de áudio e vídeo.