Case: Streaming para EAD – CEISC, RS

Que o Ensino a Distância (EAD) não é algo novo nos atuais dias, todos sabemos, mas temos que prestigiar as instituições que fazem isso com uma qualidade superior em termos de áudio e vídeo. Hoje, em uma época onde as produções caseiras ou até semi-profissionais tomam conta do cenário, encontrar uma equipe que produza conteúdo de primeira qualidade é algo diferenciado.

Uma empresa que faz isso muito bem é o Centro de Ensino Integrado Santa Cruz, ou simplesmente CEISC. Uma instituição que oferece cursos preparatórios na área de direito, e que faz isso com excelência, não apenas devido ao conteúdo, mas também pelo cuidado que a equipe responsável pelas transmissões (streaming) tem ao preparar cada material.

Toda parte de áudio é captada e processada com a atenção merecida, mas neste projeto realizado pela V | Audio Pro, o que se destaca mesmo são os equipamentos responsáveis pelo processamento do sinal de vídeo. “Quando o Ricardo Reis (profissional responsável pelo streaming do CEISC) me contactou para este projeto, tive a certeza de que ali haveria produção de conteúdo alto nível. Ele [Ricardo] é muito meticuloso com os equipamentos utilizados, e o resultado final sempre tem que ser de primeira”, diz Anselmo Gonçalves, CEO da V | Audio Pro e responsável pelo desenvolvimento do projeto.

O preciso breafing passado pela equipe CEISC, foi fundamental para o resultado alcançado. Através dele, a V | Audio Pro pôde entender a idéia por trás do projeto e pensar em uma solução que mais se adequasse a questões como prazos, expectativas e recursos financeiros. A principal necessidade naquele momento, era de otimizar as transmissões já realizadas, inserindo recursos importantes como flexibilidade de conexões, inserções de efeitos visuais, facilidade operacional, storage e agilidade em processamento das informações de vídeo. Para que tudo isso fosse possível, a equipe CEISC apresentou uma idéia do que gostariam, mas não sabiam como executar e integrar todo o fluxo de trabalho.

A solução completa teve como ponto central um PC Switcher que foi cuidadosamente pensado, montado e preparado para atender com excelência a demanda do CEISC. “A máquina foi montada pensando em todos os possíveis detalhes como refrigeração, peso, nível de ruído emitido, margem de segurança para processamento, otimização do sistema operacional, entre outros. Foi bastante desafiador este projeto, porque havia integração entre muitos hardwares e softwares, e isso por si só, já é algo que exige muita atenção”, completa Gonçalves.

Durante o processo alguns imprevistos ocorreram, mas nada que a equipe da V | Audio Pro não conseguisse resolver e atender dentro das expectativas do cliente. Boa parte dos equipamentos utilizados no workflow eram importados, além de questões técnicas como atualização step-to-step de hardwares e softwares, roteamento de slots e a perfeita integração entre os equipamentos. Placas de vídeo, placas de captura, placas de monitoração, conversores, sistemas operacionais… tudo isso multiplicado por três, que era a quantidade total de máquinas utilizadas no projeto.

A segunda melhor parte de todo esse projeto, foi quando nos testes finais realizado pela V | Audio Pro, tudo estava ok. E claro, a primeira melhor parte, foi quando o cliente viu toda a solução funcionando em suas instalações. “Agradeço imensamente ao Anselmo por toda atenção, cuidado e profissionalismo aplicado no meu projeto. Ficou excelente!”, finaliza Ricardo Reis.

Entre em contato com a V | Audio Pro e tenha a certeza de que seu projeto A/V estará em excelentes mãos.